quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Espaço academia: A Verdade sobre a creatina



Finalmente a creatina voltou a ser liberada no nosso país, até então só o Brasil e apenas mais um país em todo o mundo tinha a proibição dessa substância no seu território. A alegação da ANVISA para a proibição de creatina, era que a substância não apresentava nenhum efeito benéfico através de estudos científicos, o que é uma mentira.
A creatina é um dos suplementos mais estudados no mundo, existem milhares de pesquisas envolvendo essa substância, e o que não faltam são estudos mostrando a eficácia da utilização desse suplemento em alguns esportes. Hoje já existem estudos sobre a creatina não só para esporte relacionados a força, existe também a utilização de creatina em esportes de endurance, onde se utiliza não para uma melhora em si no desempenho durante o treinamento ou uma competição,e sim para manter o peso desses atletas, já que esportes de endurance exigem alta freqüência de treinamento, o que acaba acarretando na perda de peso de muitos atletas.

Um mito que muito se fala sobre a utilização de creatina é que o uso dela acarreta problemas renais, o que é uma mentira, vários estudos mostram que a ingestão a longo prazo dessa substância não acarreta em problemas a nível renal, utilizando-se estudos de até 2 anos contínuos de uso.Mas claro que devemos ressaltar que isso se enquadra a pessoas que não possuem problemas renais,pessoas saudáveis sem danos renais e histórico dessa doença.
Estudos também não apontam diferenças significantes comparando o uso ou não da chamada fase de saturação, se você vai utilizar ela a longo prazo não é necessário a fase de saturação, já que parece não apresentar superioridade sobre a ingestão diária da fase de manutenção por períodos mais longos.Mas sempre devemos nos basear na individualidade e metas de cada usuário.
Resumindo, a creatina é um dos melhores suplementos do mercado para ganho de força, é um produto relativamente barato e com seus resultados amplamente respaldados por vários estudos científicos, o que não é o caso da maioria dos suplementos caros e liberados para a venda no mercado.Então é bom saber que temos de volta ao mercado um produto que realmente traz resultados.
Sempre procura a orientação de um Nutricionista para o uso de qualquer suplemento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário