sábado, 5 de março de 2011

Encontro de Cultura de Raiz vai relembrar o clima dos velhos carnavais

O clima dos velhos carnavais vai tomar conta da Casa de Cultura Adolpho Bloch, neste domingo (6), a partir das 10h, com a segunda edição de 2011 do Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis. O evento vai reunir diversos artistas que vão animar o ambiente com muita música, em especial, marchinhas e sambas antigos, que eternizaram a maior festa popular brasileira. Apesar de este ano não haver programação oficial de Carnaval na cidade, o Cultura de Raiz vai cair durante o período do feriadão e, por isso, o evento terá como tema os antigos carnavais.

Na programação, canções alusivas ao tema, marchinhas, frevos, personagens folclóricos (mestre-sala e porta-bandeira, dançarina de frevo, etc.) e até mesmo a apresentação de um bloco cultural, remontando aos carnavais de antigamente. Além disso, um café da manhã à moda caipira será servido, para dar charme ao evento.


Entre os artistas confirmados, o grupo Quintal do Céu, com o vocalista Maguila, vai apresentar canções da raiz do samba, de compositores como Noel Rosa, entre outros. Birinha, da Escola de Samba Bambas da Serra, levará um casal de mestre-sala e porta-bandeira e falará sobre seu trabalho no samba. Arnaldo Almeida também está confirmado e cantará sambas de raiz, enquanto Fernando Mello vai apresentar músicas de carnavais antigos. Além disso, uma parte do Bloco Dona Teresinha garantiu presença, com apresentação que une carnaval de rua e circo, em ritmo de frevo e marchinhas de Carnaval, com direito a boneco gigante.


Os professores da Casa de Cultura também vão participar e estão preparando um pequeno cortejo de abertura para lembrar a data. O 2º Cultura de Raiz 2011 terá ainda a participação das Secretarias de Esportes, de Meio Ambiente e de Direito da Mulher, que montarão estandes na área externa da Casa de Cultura, marcando o trabalho em parceria entre as secretarias que compõem o Governo Municipal.


A Casa de Cultura Adolpho Bloch fica na Praça Juscelino Kubitschek, s/nº, Araras, em Teresópolis.

Um comentário:

  1. Deve ser interessante, vamos torcer para a chuva não atrapalhar a programação externa.

    ResponderExcluir